sexta-feira, 27 de maio de 2011

Massagem Intestinal

Nada pior do que olhar pra baixo e ver aquele abdômen inchado,  sentir mal-estar e até ficar com a pele um pouco esquisita, para isto existe uma massagem que pode aliviar este incomodo a chamada massagem intestinal que é realizada por movimentos circulares e no sentido horário, muito gente fica perguntando se ajuda, ajuda e muito, dependendo da pessoa já vê resultados no mesmo dia.
A constipação não é propriamente definida como uma patologia, mas um conjuto de sintomas, que podem ser decorrentes de multiplos distubios intestinais. O individuo que num período de três a quatro semanas sofre dos seguintes sintomas: evacua menos de três vezes por semana, tem fezes ressecadas e/ou fragmentadas, dor e inchaço abdominal etc. está, então, diante de um quadro clínico, que carcteriza a constipação.
O resultado pode ser inchaço, gases, enxaqueca, espinhas, alergia, celulite, fadiga e depressão.

Se ainda estiver difícil colocar seu intestino para trabalhar, um pulinho no supermercado pode ajudar você. Já estão à venda produtos criados especialmente para cuidar de intestino preguiçoso. Destacamos quatro, superpráticos.

Benefiber: para quem odeia gosto de fibra. É um suplemento de fibra em pó, que pode ser incluído em qualquer receita, sem alterar o sabor, a cor ou a textura do alimento.

Fibraxx: para quem não abre mão de doces. A linha de produtos conta com biscoito sabor mel e barra de fibras coberta com chocolate.

Activia Danone:
para quem é disciplinada. Esse iogurte promete regularizar o funcionamento do seu intestino em duas semanas, desde que tomado todo dia.

Fibre 1: para quem não se desliga da dieta. Uma porção desse cereal matinal fornece 16 gramas de fibras (mais da metade da necessidade diária!) e apenas 90 cal.

Reeducando o intestino

Você também pode educá-lo para se manifestar todo dia no mesmo horário. Pode programar o serviço, por exemplo, para a manhã, no conforto da sua casa. Luciana Lobato dá o truque. “Faça o seguinte exercício: passe 15 minutos por dia, sempre naquele horário desejado, sentada no vaso, esperando que o intestino funcione”, ensina. Procure se distrair, com uma revista, um livro, enfim, para dar tempo ao seu corpo. Se nos primeiros dias não funcionar, não desanime: reeducar seu organismo demora, mas vai valer a pena.

Massagens e posturas ensinadas por especialistas podem ajudá-la a sair do banheiro com sensação de missão cumprida

• A posição de cócoras estimula o intestino e o ajuda a funcionar melhor. No vaso, mantenha o tronco curvado para a frente.

• Se estiver em casa, use um banquinho, de cerca de 30 centímetros para apoiar os pés. Dessa forma, as fezes tendem a sair naturalmente.

• Sentada no vaso, faça uma massagem abdominal, em grandes círculos, no sentido horário, para estimular os movimentos peristálticos.

• Se você não gosta de se sentar nos vasos de banheiros públicos, use um papel para forrar o assento. Lencinhos higiênicos umedecidos fazem uma boa higienização, e podem ajudá-la a se sentir mais segura de usar o banheiro na hora do expediente.

• Faça 5 minutos de compressa com bolsa de água gelada, seguida por 5 minutos de bolsa de água quente no ventre. Em seguida, massageie no sentido horário. Repita quatro vezes. “O frio contrai, o calor relaxa. Essas compressas mais a massagem estimulam a contração e a descontração do intestino e iniciam um movimento peristáltico.

Dicas

• Alimentação: Coma pelos menos três porções por dia de folhas, três de legumes e três de frutas. Algumas frutas concentram substâncias que ajudam o seu intestino a funcionar melhor, como papaia, ameixa, abacaxi, maracujá e laranja. Substitua o pão branco pelo integral e consuma um iogurte (com lactobacilos) por dia. Para deixar que as fibras façam o seu papel de limpar o organismo, beba, no mínimo, 2 litros de água por dia.
• Exercício físico: a prisão de ventre é um motivo mais que justo para você começar a malhar, pois ajuda nos movimentos peristálticos. Meia hora por dia já é suficiente, e o abdominal é uma boa opção porque fortalece a musculatura do ventre, importante na expulsão das fezes.
• Distância dos laxantes: Aqui entramos em um ponto delicado. Você deve ter o cuidado de só se medicar para a prisão de ventre com a recomendação do seu médico. Embora alguns tipos de laxante, como os de fibras solúveis, por exemplo, não causem danos ao organismo, outros (mesmo os naturais à base de cáscara-sagrada e ruibarbo) podem fazer mais mal do que bem. Há o risco de irritar o intestino, destruir a sua flora, viciar seu organismo e, com o tempo, até perder o efeito. “Se hoje você toma um, daqui uns meses vai precisar de quatro comprimidos para ter o mesmo resultado

Um comentário: